Cargando...

Estudo aponta o ranking dos clubes mais transparentes do Brasil

Publicado em 03 - 10 - 2012
Estudo aponta o ranking dos clubes mais transparentes do Brasil

Empresa de consultoria realizou análise dos balanços financeiros dos clubes de 2011 e Corinthians lidera, seguido por Santos, Fluminense e Palmeiras; Flamengo é apenas o 15º

A Pluri Consultoria, empresa especializada em estudos dos clubes de futebol, publicou nesta terça-feira o ranking de transparência dos clubes brasileiros e o Corinthians aparece na primeira posição, com direito a receber o prêmio de Clube mais transparente do Brasil em 2011.

O Corinthians recebeu 97 pontos e ficou à frente de Santos (89), Fluminense (81) e Palmeiras (63). O Flamengo, clube de maior torcida do país, aparece apenas na 15ª posição, com 33 pontos. A instituição analisou os 32 clubes de maior torcida no país, de 10 estados diferentes.

CONFIRA O RANKING DE CLUBES DA IFFHS

O ranking foi baseado em 14 critérios, como disponibilidade do balanço no site oficial do clube, o histórico da publicação dos balanços, se o clube disponibiliza a posição dos auditores e se publica renatório anual e Política de Governança, bem como o estatuto do clube, entre outros pontos.

- Quanto mais transparente é a instituição, mais confiança o mercado tem nela, e com isso mais predispostos os agentes estarão a fazer negócios com ela, desde investidores e patrocinadores até os próprios jogadores - explica o documento.

Se comparado com a situação dos gigantes europeus, o Corinthians ficaria atrás de Arsenal (119 pontos), Borussia Dortmund (116), Juventus (108), Manchester United (103), Barcelona (102) e Bayern de Munique (100), mas à frente do Real Madrid (75). O Milan, com 45 pontos, ficaria apenas na nona posição no Brasil, empatado com o São Paulo.

Confira o ranking:

Tags

Notícias Mais Lidas

Deixe seu comentário