Cargando...

Jogo de abertura do Mineirão será: Cruzeiro X Atlético-MG

Publicado em 26 - 11 - 2012
Jogo de abertura do Mineirão será: Cruzeiro X Atlético-MG

Com 96 das obras já concluídas, Gilvan Tavares assinou contrato para explorar comercialmente o Mineirão por 25 anos. E Governador Anastasia pelo twitter anunciou a inauguração do novo Mineirão

O governador Antonio Anastasia anunciou pelo twitter na manhã desta sexta-feira (23) que a abertura do Mineirão será feita com a realização do grande clássico do futebol mineiro: Cruzeiro X Atlético. A partida, que marcará a abertura do campeonato mineiro de 2013, ocorrerá no dia 3 de fevereiro.

“Está definido o primeiro jogo no novo Mineirão: Cruzeiro X Atlético, 3 de fevereiro. Uma homenagem aos torcedores mineiros”, informou o governador. Ele afirmou ainda que o jogo de abertura do Campeonato Mineiro acontecerá com a presença das duas torcidas. “O espetáculo para toda família está de volta!”, acrescentou.

Na tarde desta sexta-feira (23), o novo gramado foi apresentado à imprensa após finalização do plantio na noite de quarta-feira (21). O Mineirão foi o primeiro estádio a receber o tapete verde entre as 12 cidades-sede da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014TM. “Temos aí mais um passo dado, as obras do Mineirão completam 96 de conclusão. Realmente estamos chegando na reta final”, disse o secretário de Estado Extraordinário da Copa, Tiago Lacerda. O Mineirão recebeu a primeira muda da espécie Bermuda Celebration no dia 9 de novembro, em cerimônia reservada a autoridades e imprensa.

O plantio do gramado poderia ter sido concluído em uma semana mas durou duas semanas. O plantio foi feito paralelamente à colocação da última camada de areia com fibra. Conforme foi dito, muita chuva ou nenhuma chuva poderia afetar o gramado. Coincidentemente no feriado do dia 15, choveu mais que o previsto. Com isso, a área técnica freou o plantio para entender o motivo da formação de algumas poças d’ água. A área responsável pelo plantio, em concordância com a Secopa, preferiu cautela à ansiedade. Após dois dias de observação e testes, foi verificado que o gramado estava 100 satisfatório.

Uma vez sanada a dúvida, foi solicitado nova remessa de grama aos fornecedores que providenciaram os caminhões refrigerados para o transporte. “Foi um bom momento para testar a drenagem. Preferimos executar essa instalção de gramado com tranquilidade, sem ansiedade, assim como outros trabalhos já feitos ao longo desses dois anos de obra”, completou Lacerda.

plantio-foi-concluido-na-quarta-feira-21-mineirao-e-o-primeiro-estadio-a-receber-o-gramado_2_g_g_box

A grama foi plantada em abril deste ano numa fazenda de Bonsucesso, interior do estado. Após ser lavado a seco, o material foi transportado em caminhão refrigerado a 5º C até a capital. No total, cerca de 540 mil mudas foram plantadas no gramado de 105m x 68m de dimensão. Todas foram colocadas à mão sobre uma camada arenosa formada de matéria orgânica, fibra e resíduos elásticos. Atualmente, uma máquina conhecida como cultivadeira faz o serviço de fixação do tapete verde ao solo. A espécie Bermuda Celetration é mais resistente que as demais.

O gramado é regado duas vezes ao dia. Nessa fase atual, a grama apresenta um tom amarelado, mas, segundo os agrônomos responsáveis pelo plantio, o tapete ficará verde em um mês.

Ainda nesta sexta-feira (23), um dos dois placares eletrônicos de LED em alta definição do Mineirão foi testado. Cada telão mede 98 m2 e pesa 10 toneladas.

As obras do Mineirão, que foram iniciadas em 2010, já estão 96 concluídas. A cerimônia de entrega deverá ocorrer no próximo dia 21 de dezembro. Entre outras intervenções, o chamado “Gigante da Pampulha” terá estacionamento para 2,5 mil veículos, esplanada com 80 mil metros quadrados, rampa de 15 metros de largura para a ligação com o Mineirinho, iluminação inteligente, cobertura especial com sistema autolimpante e geração de energia por painéis fotovoltaicos.

presidente-do-cruzeiro-gilvan-de-pinho-tavares-c-assina-contrato-de-25-anos-com-o-mineirao-14112012-1352901214863_300x300

Acordo entre Mineirão e Cruzeiro

Depois de fechar acordo para explorar comercialmente o Mineirão por 25 anos, o Cruzeiro considera a temporada 2013 como a da redenção financeira do clube e, principalmente, da volta dos resultados dentro das quatro linhas. Para isso, a diretoria celeste aposta na ampliação do número de sócios-torcedores e patrocinadores para aumentar a capacidade de investimento em reforços e formar um "time de ponta"

“Vamos incrementar a receita do clube com o novo Mineirão, em que teremos 54 mil lugares à disposição. Evidentemente, poderemos fazer um time melhor e, com a própria receita, vai ser possível cobrar um preço melhor ao torcedor”, disse o presidente do clube, Gilvan de Pinho Tavares.

Pelo acordo firmado com a Minas Arena, empresa responsável pela administração do Mineirão nos próximos 25 anos, o Cruzeiro terá participação nos ganhos de 54 mil dos 62 mil ingressos que poderão ser vendidos. O cálculo é que, para não ter prejuízo, que os jogos do time celeste tenham pelo menos 20 mil pagantes.

Além do ingresso, o Cruzeiro também terá um percentual, não revelado, sobre estacionamento e lanchonetes, mas apenas nos dias de suas partidas. O clube também instalará uma loja oficial, que comercializará seus produtos licenciados.

Uma  modalidade de sócio-torcedor, voltada para a classe alta com mensalidade de R$ 1 mil, será criada pelo clube mineiro, que espera conseguir novamente 20 mil sócios, aproximadamente, com o retorno do Mineirão, como aconteceu em 2009, quando o Cruzeiro foi vice-campeão da Libertadores.

“Com o Mineirão funcionando, tínhamos arrecadação com os 20 mil sócios, mais aqueles que não eram e pagavam. Muitas dessas pessoas afastaram por causa do fechamento do Mineirão e da nossa ida para Sete Lagoas. Com a inauguração do Independência, reativamos o projeto, mas não com a intensidade que nós tínhamos com o Mineirão”, afirmou o presidente do clube.

Gilvan Tavares disse que, por ter uma cláusula de confiabilidade no contrato no Mineirão, não pode revelar em quanto a exploração comercial do Mineirão renderá aos cofres do clube celeste. Mas garante que vai possibilitar um grande investimento.

“O Cruzeiro precisa voltar a ser postulante a titulo do Brasileiro e Libertadores. O Mineirão vai nos dar possibilidade de fazer isso. Vamos trazer um time de ponta. Treinador é muito importante, mas sem atleta não ganha título”, ressaltou o dirigente, mantendo a posição que Marcelo Oliveira é o preferido para assumir o posto de comandante.

Apesar de dizer que montará um time de ponta, as procuras do Cruzeiro, pelo menos para o início da temporada, têm sido, em sua maioria, a jogadores vindos da Série B do Brasileiro. O atacante Ricardo Goulart e o lateral esquerdo Egídio, ambos do Goiás, o lateral Marlon (Criciúma) e o volante Uelliton (Vitória) já foram procurados pela diretoria celeste.

Patrocínio

Além da expectativa de ter lucro com a exploração do Mineirão, o Cruzeiro também espera aumentar os rendimentos com patrocínios. Segundo apuração da reportagem, o clube já analisa duas propostas de patrocinadores e pode anunciá-los ainda este ano.

Os dois patrocinadores do Cruzeiro, o banco BMG e a marca de bebidas Guaramix, vão continuar sendo estampados na camisa celeste em 2013. Mas outras marcas também devem ser mostradas no uniforme da equipe mineira.

Fonte: uol.esporte.com

Veja também: Começou a Soccerex 2012 no Rio de Janeiro
Tags

Deixe seu comentário