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Os cinco jogadores de futebol com maior potencial publicitário do mundo

Publicado em 27 - 04 - 2016
Os cinco jogadores de futebol com maior potencial publicitário do mundo
O futebol mexe com paixões, mexe com o coração das pessoas. Um torcedor pode nem ser “sócio” dos clubes, pode não ter ações naqueles que são sociedades anônimas - mas mesmo assim ele se importa com o futuro daquelas equipes. E daqueles jogadores que vestem o manto, a segunda pele, que ele tanto ama.

É exatamente por isso que vemos atletas estrelando campanhas publicitárias. Porque a publicidade tem como arma, muitas vezes, fazer associações entre coisas que gostamos - e um produto aparece subliminarmente nesse meio. Se o jogador X, que tanto me dá alegria, diz que o desodorante Y é bom… Talvez seja mesmo, como ele mentiria para mim? Esta é, mesmo que de modo subconsciente, a relação que seu cérebro faz.

Assim, é mais do que natural que atletas estampem campanhas publicitárias - uma vez que essas associações vão ainda mais longe. Se você atrelar a marca Y ao atleta X, ele vai aparecer duas vezes por semana na TV das pessoas praticando um dado esporte - e sua marca, indiretamente, aparece na mente das pessoas.

Pensando no potencial publicitário que os ídolos do esporte naturalmente têm, o site Sports Pro Media fez - como faz desde o início da década - um ranking com os 50 atletas mais “markeatable” do mundo (ou, em tradução livre, os 50 com maior potencial publicitário, dado que “vendável” seria uma tradução esquisita).

O ranking tem 12 mulheres e 38 homens - e não é tomado apenas por jogadores de futebol mesmo este sendo o esporte mais popular do mundo. Há vários atletas de outros esportes - notoriamente de esportes olímpicos. Uma das justificativas é que os jogos do Rio em 2016 serão os primeiros desde Atlanta 1996 a terem transmissão de eventos no horário nobre da televisão americana (a noite), por conta do fuso horário ser praticamente o mesmo do Brasil. Os critérios utilizados pelo site foram subjetivos e objetivos; por exemplo, o valor de contrato publicitários e a idade (quanto menor, melhor, dado haver mais anos a ser a cara das marcas). O mercado consumidor de origem do atleta também teve peso - justamente por isso algumas figuras do críquete, um dos esportes mais populares na lista, a integram. Outros critérios mais subjetivos foram usados, como o carisma e a vontade de fazer parte de campanhas.

Sem mais delongas, vamos aos 5 jogadores de futebol melhores ranqueados na lista. Respectivamente, eles ficaram em 33º, 22º, 16º, 12º e 2º.

Rooney

5º lugar: Wayne Rooney (Manchester United/Seleção da Inglaterra)

Rooney pode não ser o atleta mais bonito do mundo - longe disso, se você for pensar do ponto de vista estético. Mas ele é a cara do Manchester United há mais de 10 anos, quando veio do Everton. Isso é importante porque os red devils são bastante amados no oriente - sobretudo na China. Mais: na medida em que a Premier League começou a se tornar um campeonato ainda mais poderoso, ele era o cara do campeonato. Rooney tem acordos comerciais com a Nike, a Samsung e a editora Harpercollins, na qual publicou sua biografia.

Messi

4º lugar: Lionel Messi (Barcelona/Seleção da Argentina)

Pode parecer surpreendente que Messi esteja apenas na 22ª colocação geral - uma queda considerável em relação ao ranking de 2015, quando foi o 11º colocado. Apenas três grandes marcas estão do lado do atleta: Adidas, Pepsi e a Gillette (até ano passado ele era capa do game FIFA, da Eletronic Arts, mas isso mudará para a próxima edição). O SportsProMedia argumenta a posição mais baixa de Messi pelo fato dele ser tímido e ter poucas aparições em público.

Cr7

3º lugar: Cristiano Ronaldo (Real Madrid/Seleção de Portugal)

Cristiano Ronaldo ganhou cerca de 80 milhões de dólares no ano passado - 28 milhões exclusivamente por acordos comerciais. É curioso notar como ele e Messi acabam sendo opostos até mesmo em termos publicitários: Messi assina com Pepsi? Ronaldo com a Coca. Messi com Adidas? Cristiano tem contrato com a Coca-Cola. Além dessas duas marcas, Cristiano tem uma marca própria de sapatos (o que explica estar acima de Messi nesse sentido) e outros acordos, como com a Tag-Heuer (com quem ele tem um relógio “assinado”) e também com o site PokerStars. Ainda, assim como Neymar, com o shampoo Clear. Adivinha quem tem contrato com a concorrente Head&Shoulders? Sim, Messi.

Porba

2º lugar: Paul Pogba (Juventus/Seleção da França)

Pode ser uma enorme surpresa para muitas pessoas que na lista da SportsProMedia. Os dois principais fatores foram a idade de Pogba (apenas 22 anos) e o fato dele ser o principal jogador da seleção francesa - a qual jogará em casa a UEFA Euro 2016. Assim, com um grande torneio jogado no próprio mercado consumidor e sendo o principal jogador desse mercado. Pogba apareceu pela primeira vez no ranking - em 12º.

Neymar

1º lugar: Neymar Jr. (Barcelona/Seleção Brasileira)

Desafiamos você a ligar a TV aberta durante pelo menos uma hora e não acabar trombando em nenhum comercial estrelado por Neymar Jr. Machucado nas quartas-de-final da Copa do Mundo de 2014, Neymar não teve qualquer dano a sua imagem pública pelo 7 a 1 no Mineirão - até porque não estava em campo. Com apenas 23 anos, Neymar é a grande (e talvez solitária) estrela na seleção brasileira. Justamente por isso acaba quase que “monopolizando” os contratos publicitários. Talvez o último grande contrato por um jogador da seleção que não fosse ele tenha sido com Fred e o Magazine Luiza antes da Copa. Em seu extenso portfólio, Neymar tem a Nike, Panasonic, Claro, Volkswagen, Rexona, Clear, Listerine, vitaminas da UltraFarma e assim como Cristiano Ronaldo, o site PokerStars.

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