Notícias 

O Tamanho de cada torcida em seu Estado e fora dele

Consultoria PLURI fez uma pesquisa sobre o Potencial de Consumo das Torcidas Brasileiras. A primeira parte revelou uma estimativa de torcedores de cada equipe, e sua distribuição geográfica. Aqui os resultados!

Considerando-se o tamanho das torcidas no próprio estado, o Corinthians lidera com folga, com 14,1 milhões de torcedores, seguido por São Paulo com 8,4 milhões, Flamengo com 7,5 milhões e Cruzeiro com 5,8 milhões.

Os clubes paulistas se beneficiam pelo fato de São Paulo ser o estado mais populoso do Brasil, com mais de 41 milhões de habitantes (21 do país).

Considerando-se as torcidas fora do próprio estado, a predominância é esmagadoramente Flamenguista, com 21,7 milhões de torcedores, quase o dobro dos 11 milhões de torcedores do Corinthians, que são seguidos pelos 7,8 milhões de São-Paulinos e 6,8 milhões de Palmeirenses.

Dez clubes tem mais de 20 de sua torcida fora do seu estado de origem, são eles os 4 de São Paulo, os 4 do Rio de Janeiro e os 2 do Rio Grande do Sul, o que demonstra sua influência Nacional.

Dois clubes se destacam por ter a maioria esmagadora de sua torcida fora do seu estado de origem: Flamengo (74 do total) e Vasco (71 do total). Apenas 3 clubes tem menos de 50 de sua torcida em seu estado de origem: Flamengo (26), Vasco (29) e Palmeiras (45).

Artigos Relacionados

Leave a Comment