Notícias 

Os clubes que já foram Seleção

Atlético Mineiro, Corinthians, Internacional e Palmeiras Já Representaram a Seleção

Recentemente, Pelé, Rei do Futebol, sugeriu que o Corinthians, atual Campeão da Libertadores e Mundial, servisse como base da Seleção Brasileira. Fato que gerou discussão e divergências. Mas, o Brasil já foi representado em algumas ocasiões por times nacionais. Confira abaixo quais clubes e os resultados das partidas nessas representações:

Brasil x Uruguai – 7 de setembro de 1965

Que clube representou o Brasil? Sociedade Esportiva Palmeiras
Quem foi o técnico? Filpo Nuñes
Escalação do Brasil no jogo: Valdir de Moraes (Picasso); Djalma Santos, Djalma Dias e Ferrari; Dudu Zequinha) e Valdemar (Procópio); Julinho (Germano), Servílio, Tupãzinho (Ademar Pantera), Ademir da Guia e Rinaldo (Dario). Sobre o jogo: O jogo foi marcado por algumas curiosidades:

Foi a primeira vez que um clube representou a Seleção Brasileira.
Também pela primeira e única um técnico estrangeiro dirigiu o Brasil.

A partida marcou a inauguração do Mineirão e terminou em 3 a 0 para o Brasil, com gols de Rinaldo, Tupãnzinho e Germano.

Brasil x Arsenal-ING – 16 de Novembro de 1965

Que clube representou o Brasil? Sport Clube Corinthians Paulista
Quem foi o técnico? Osvaldo Brandão
Escalação do Brasil no jogo: Marcial; Galhardo (Jair Marinho), Eduardo I e Clóvis; Edson Cegonha e Dino Sani; Rivellino, Marcos, Flávio, Ney e Geraldo (Gilson Porto).. Sobre o jogo: O Corinthians transvestido de Seleção teve problemas contra o Arsenal, principalmente se levarmos em conta a diferença climática, já que em 16 de novembro jogou nos campos ingleses com uma temperatura de -3 graus, dois dias antes, havia jogado em um calor de 30 graus contra o Santos. O jogo terminou 2 a 0 para o Arsenal com dois gols de Sammels.

Brasil x Iugoslávia – 19 de dezembro de 1968

Que clube representou o Brasil? Clube Atlético Mineiro
Quem foi o técnico? Yustrich
Escalação do Brasil no jogo: Mussula; Vander, Normandes (Djalma Dias), Grapete e Décio Teixeira; Vanderlei Paiva, Amauri Horta e Lola; Vaguinho, Ronaldo e Tião (Caldeira). Sobre o jogo: O time do Atlético Mineiro ainda não era o mesmo que mais tarde, comandado por Telê Santana, se tornaria campeão brasileiro, mas era um time forte e por isso foi convidado a representar a Seleção Brasileira diante da Iugoslávia, em um amistoso no Mineirão. O Atlético ou Brasil, saiu perdendo por 2 a 0, mas, empatou ainda no primeiro tempo e com gol de Ronaldo, venceu a partida por 3×2.

Brasil – Olimpíadas de 1984 – Los Angeles

Que clube representou o Brasil? Sport Club Internacional
Quem foi o técnico? Jair Picerni
Seleção Base do Torneio: Gilmar Rinaldi, Ronaldo, Pinga, Mauro Galvão, André Luís, Dunga, Ademir II, Tonho, Silvinho, Gilmar Popoca, Kita. Sobre o jogo: Aqui vale ressaltar uma diferença aos jogos anteriores, além de ser uma competição, o Inter não representou exatamente o Brasil, mas foi a base do time, já que seus 11 jogadores titulares foram convocados.

Artigos Relacionados

Leave a Comment