Notícias 

Final da Libertadores 2014 poderá ser nos EUA

O porta-voz da Conmebol, Nestor Benítez, não negou a hipótese que está na boca do povo e nas manchetes dos portais noticiosos: a partir de 2014, a final da Libertadores poderia ser disputada em jogo único, num campo neutro

Embora o modelo europeu, de disputa da final da liga intercontinental em jogo único, exista desde 1955, ela não conseguiu transferir esse formato para nenhum outro continente. Os outros continentes não apenas são muito maiores do que a Europa, como suas populações também são, em média, muito mais pobres – dificultando um turismo futbolero anual.

A final em Los Angeles

Está longe de ser uma impossibilidade. O flerte da Conmebol com os times estadunidenses vem de tempos. Já se cogitou colocá-los na Copa Sul-Americana e, mais recentemente, falou-se em incluir representantes da Major League Soccer na própria Libertadores. Mais do que isso, a Confederação já tem praticamente acertada a organização de uma Copa América extra nos Estados Unidos, em 2016. Aparentemente, pareceu uma boa ideia festejar o centenário do torneio contrariando suas tradições e tirando a disputa da América do Sul pela primeira vez na história.

Veja também: Ranking da média de público da Conmebol

Os Estados Unidos são a forma fácil de fazer a final em jogo único e garanti-la em “campo neutro”, sem correr o risco de marcar antecipadamente a decisão para o Maracanã e ver um brasileiro decidir em casa. Seria muito mais difícil para o torcedor sul-americano se deslocar até lá, mas o Tio Sam tem argumentos fortes: dinheiro, grandes estádios, e, acredite, audiência.

Sobre audiência: a MLS tem média de público superior a todos os campeonatos da América do Sul, menos o Argentino, e uma final de Libertadores certamente atrairia os latinos perdidos por lá. Dificilmente lotaria os 90 mil lugares dos maiores campos de futebol americano que poderiam ser adaptados, mas provavelmente chegaria perto dos 50 mil que nossos grandes estádios botam hoje.

Fonte: Com informações do site Impedimento

Artigos Relacionados

Leave a Comment